Crescer Juntos

A Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa através do Gabinete de Extensão e Solidariedade, GES-Coração da Lapa, lança um projeto de intervenção clínica e sistémica destinada a crianças e pais em situação de grande vulnerabilidade, risco e perigo, sinalizados por diferentes organismos e pela sociedade em geral, para ir ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A intervenção focar-se-á na promoção do desenvolvimento da criança, da vinculação segura e da parentalidade positiva. A intervenção prevê a prestação de consultas de psicologia e a organização de oficinas mensais sobre temas relacionados com as temáticas da saúde mental em crianças, vinculação e parentalidade.

O Projeto

A Irmandade da Lapa detém o Hospital da Lapa, no Porto, registado na ERS como unidade prestadora de cuidados de saúde, no qual funciona uma consulta de psicologia. Partindo da estrutura existente, da capacidade instalada e recorrendo aos serviços dos profissionais que ali prestam serviços, tem todas as condições para o êxito do projeto que pretende implementar – Intervenção Clínica e Sistémica Crescer Juntos – projeto destinado a crianças e pais em situação de vulnerabilidade, promovendo a saúde mental e a parentalidade positiva.
  • Princípios fundamentais:
    – O interesse superior da criança;
    – A sobrevivência e desenvolvimento;
    – A opinião da criança.
  • Objetivos:
    – Promover o desenvolvimento da criança;
    – Promover a Vinculação Segura;
    – Intervir em situações de grande vulnerabilidade, risco e perigo, sinalizadas por diferentes organismos e pela sociedade em geral;
    – Apoiar os pais com medidas que proporcionem à criança ou jovem apoio de natureza psicopedagógica e social e, quando necessário, ajuda económica;
    – Promover a Parentalidade Positiva.
  • Método: A intervenção fundamenta-se no modelo de desenvolvimento humano Bronfenbrenner que o concetualiza como “o conjunto de processos através dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir estabilidade e mudança nas características da pessoa no curso da sua vida (bronfenbrenner (1989) e no Modelo Transacional de Sameroff e Chandler (1975). Segundo esta perspetiva, os resultados, em termos de desenvolvimento, não resultam só das características do indivíduo nem apenas do meio, mas da contínua interação de ambos, ao longo do tempo. O desenvolvimento é visto como o produto das interações dinâmicas e continuas entre a criança, as experiências que lhe são proporcionadas pela família e pelo contexto social que a envolvem. PARENTALIDADE POSITIVA é outro dos fundamentos do programa, partindo da Recomendação 19 do Conselho de Ministros da União Europeia aos Estados Membros (2006) – Politicas de Apoio à Parentalidade Positiva que tem como princípio: “A família é a célula fundamental da sociedade, e a Parentalidade é uma função essencial para as nossas sociedades e para o futuro”. O programa inclui, também, intervenções baseadas em MINDFULNESS aplicado à saúde (IBM) e em MINDFUL PARENTING.

Entidades Parceiras

1. Prestadores: Profissionais de saúde que prestam serviço no Hospital da Lapa.

2. Beneficiários: Instituições de Solidariedade Social com as quais já existem ou estão a ser estabelecidas parcerias, nomeadamente, a Casa do Vale – Associação CrescerSer e o Lar Luísa Canavarro.