Sorrir Juntos

A Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa através do Gabinete de Extensão e Solidariedade, GES – Coração da Lapa, pretende colocar em execução um projeto de intervenção clínica e sistémica na área da medicina dentária, Sorrir Juntos, destinado a crianças e adolescentes, sinalizadas por diferentes organismos para ir ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A intervenção focar-se-á na promoção da saúde oral, através da prevenção, da capacitação e da assistência médica, da educação para a saúde e promoção de uma vida saudável.

O Projeto

A Irmandade da Lapa detém o Hospital da Lapa, no Porto, registado na ERS como unidade prestadora de cuidados de saúde, no qual presta serviços de medicina dentária. Partindo da estrutura existente, da capacidade instalada e recorrendo aos serviços dos profissionais que ali prestam serviços, tem todas as condições para o êxito do projeto que pretende implementar – Intervenção Clínica e Sistémica Sorrir Juntos – projeto destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo a saúde oral.
  • Justificação: Em Portugal, 59% das crianças com 6 anos tem cáries dentárias e 47% das crianças de 6 anos escova os dentes apenas 1 vez por dia. 63% das famílias com menores de 6 anos nunca visitaram o médico dentista.
    Neste contexto surge o projeto Sorrir Juntos, porque acreditamos que todas as crianças têm o direito a crescer e a desenvolver-se de forma saudável, sendo por isso essencial o apoio à educação da população infantil e o tratamento precoce de problemas dentários.
  • Áreas de Atuação:
    – Projeto de Prevenção Oral;
    – Literacia em Saúde Oral;
    – Tratamentos dentários.
  • Atividades a desenvolver:
    – Sessões de capacitação sobre educação para a saúde nas áreas da saúde oral e da ali-mentação saudável.
    – Avaliação da saúde oral das crianças através do controlo da placa bacteriana e rastreios orais.
    – Escovagem acompanhada, com supervisão do professor.
    – Sessões de informação sobre educação para a saúde nas áreas da saúde oral e da alimentação saudável, dirigidas aos pais e encarregados de educação.
    – Oficinas sobre saúde oral e alimentação saudável.
    – Ações de formação creditada em hábitos de vida saudáveis, nomeadamente saúde oral e alimentação saudável.
    – Tratamentos dentários.
    – Monitorização e avaliação de impacto do projeto.

Entidades Parceiras

1. Prestadores: laboratórios, médicos dentistas ou outros parceiros, de natureza individual ou coletiva, que disponibilizem meios para o cumprimento dos objetivos e com os quais já existem ou estão a ser estabelecidas parcerias.

2. Beneficiários: Crianças e jovens institucionalizados (nas Instituições de Solidariedade Social com as quais já existem ou estão a ser estabelecidas parcerias).