Instituição e Grupos

Reitor
P. Agostinho Manuel Ribeiro Pedroso, desde 2018.
 reitor.igreja@irmandadedalapa.pt

Reitor Emérito
Cónego António Ferreira dos Santos

Acólitos

Os Acólitos da Igreja da Lapa são um grupo de jovens e adultos de ambos os sexos que presta serviço ao altar e à comunidade cristã que frequenta este templo.

Com atividades recreativas e culturais ao longo do ano, celebram, anualmente, o dia do Acólito a 25 de abril.

Apostolado da Oração

Um grupo de cristãos que se reúne, quinzenalmente, para refletir e rezar pelas intenções do Movimento Nacional do Apostolado da Oração, pelas intenções particulares, e pelas intenções do Santo Padre.

Na primeira sexta-feira do mês, promove uma celebração eucarística, bem como anualmente, a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Conferência de São Vicente de Paulo

Um grupo de pessoas que se dedica a ajudar os mais pobres e mais necessitados, física e espiritualmente, seguindo os princípios de Antoine Frédéric Ozanam.

Mensalmente fazem distribuição de alimentos, apoiando cerca de 60 famílias, para além das visitas domiciliárias aos mais sós.

Coro da Catequese

Formado por cerca de 15 elementos, na sua maioria familiares de crianças que frequentam a catequese na Igreja.

A sua presença e atuação constituem um incentivo para as crianças e jovens e são um exemplo de participação familiar.

Coro Masculino
Este coro é constituído por cerca de 20 elementos do sexo masculino, tendo participado em diversas celebrações em Ermesinde, Penafiel e na Catedral do Porto.
Coro Polifónico

O Coro Polifónico da Lapa foi fundado pelo P. Ferreira dos Santos em 1999. Criado para a Liturgia, tem como missão apresentar música litúrgica e sacra com nível artístico de composição e execução.

A partir de 2002 iniciou um ciclo de novos projetos pela direção do Mestre Capela Filipe Veríssimo tendo preparado e apresentado obras corais sinfónicas: Cantatas, Oratória de Natal e Magnificat de Bach, Missas de Mozart, Dvorák, Puccini, Fauré, etc.

LACIL

A Liga dos Amigos da Igreja da Lapa é uma Associação de fiéis de caráter litúrgico, cultural e artístico. Tem como finalidades promover o culto divino; divulgar o património musical da Igreja; favorecer e praticar o diálogo intercultural, nomeadamente entre a fé e a cultura; realizar e organizar encontros sobre artes e ciências.

É constituída por sócios que, mediante uma quota, têm acesso privilegiado aos concertos e demais ações culturais e litúrgicas.