No passado dia 16 de janeiro, sob a égide da CCDR Norte foi assinado um Protocolo de colaboração institucional entre 17 entidades municipais, culturais e científicas da Região Norte, para as Comemorações oficiais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, que se iniciam no próximo dia 16 de março e terminam a 16 de março de 2026.
Atualmente já são 20 as entidades que pretendem promover uma cooperação interinstitucional, tendo em vista a organização, dinamização e promoção, na Região Norte, de uma agenda partilhada e integrada de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de divulgação da vida e obra do escritor.
Como é referido no citado protocolo esta é uma oportunidade única para a concretização de um trabalho territorial em rede e um investimento estruturado de valorização, mediação e promoção, através do estabelecimento de uma programação comemorativa, evocativa e propulsora de renovadas ações que projetem no futuro esta memória coletiva.
1. Exposição do Espólio de Camilo Castelo Branco
– Local: Sala do Cofre da Casa da Irmandade, com posterior itinerância por alguns municípios aderentes.
– Datas: a definir oportunamente.
– Conteúdo:
– Exibição de objetos pessoais (óculos, tinteiros, chupadores de tinta, penas, revólver, entre outros) e cartas de Camilo, pertencentes à Irmandade da Lapa.
– Apresentação de uma cronologia ilustrada dos eventos marcantes na vida e morte de Camilo Castelo Branco.
Estas conferências serão realizadas na inspiradora e luminosa Galeria dos Retratos da Casa da Irmandade da Lapa, um espaço que nos oferece um ambiente acolhedor e propício à reflexão e ao debate em torno da obra camiliana. Este evento é uma oportunidade única para celebrarmos juntos a riqueza da literatura portuguesa e refletir sobre a atualidade do pensamento camiliano.
Para o efeito, contamos com a participação de prestigiados académicos e especialistas na obra de Camilo, desde personalidades eméritas a jovens académicos investigadores de mais recente data, que abordarão diferentes ângulos e temáticas que perpassam da sua produção literária, muitas delas inspiradas nas suas próprias experiências vivenciais, explorando desde o naturalismo até às questões existenciais e sociais presentes na sua vasta obra, como segue:
– Datas: De maio a julho de 2025.
– Orientadores: Joel Cleto, Germano Silva, César Santos Silva, Francisco Queiroz e José António Ferreira Silva.
– Algumas visitas serão encenadas em parceria com a Casa-Museu de Camilo, de Seide, proporcionando uma experiência dramatizada e contextualizada sobre o legado de Camilo.
5. Recuperação do Jazigo / Túmulo de Camilo Castelo Branco e Freitas Fortuna
A Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa guarda um património cultural inestimável, com pinturas, esculturas e documentos que contam séculos de história. Entre as suas preciosidades, está a icónica sala projetada por José Marques da Silva, que abriga retratos de figuras marcantes do século XIX e XX, de Mecenas, Irmãs, Irmãos e Provedores desta Irmandade.
O apoio de todos é fundamental para a preservação deste fantástico legado!
Neste ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, queremos restaurar os retratos a óleo de Sebastião Martins dos Santos e de Maria Pereira França, pais de Joaquina Pereira de França, primeira mulher do escritor. Estas obras precisam de uma intervenção urgente para continuarem a contar a sua história, a de Camilo Castelo Branco, e a ilustrar o extraordinário património artístico e cultural que é apanágio desta Irmandade.
Para o efeito lançamos uma campanha de crowdfunding e precisamos da ajuda de todos.
Entrando no link da campanha e fazendo um donativo.
Com a sua oferta pode contribuir para manter viva a memória e a cultura que ligam a Irmandade ao passado, fazendo com que este importante património continue a ter futuro.
Junte-se a nós nesta missão e faça parte desta história!
Geral/General: 225 502 828
Igreja/Church: 222 001 369
Cemitério/Cemetery: 223 289 317
(Chamada rede fixa nacional)
Consumer Information | Privacy Policy | Cookie Policy | Complaint book | Internal Complaint Channel
Irmandade da Lapa © 2024