PROGRAMA 

1. Sagradas Peregrinações *

Os fiéis, peregrinos de esperança, poderão obter a Indulgência Jubilar concedida pelo Santo Padre nas Piedosas Peregrinações que ao longo do ano serão acolhidas na Igreja da Lapa.

2. Ações pastorais- caminhos de fé e conversão
No espírito do Jubileu, a Igreja da Lapa convida todos a viverem uma autêntica renovação espiritual. Através dos sacramentos, da oração e da reflexão, este será um tempo favorável para o encontro com Deus e para fortalecer a fé na comunidade.

– Sacramento da Reconciliação
O perdão é um dos dons mais preciosos do Jubileu. Para que todos possam experimentar a misericórdia divina, haverá confissões nos seguintes horários:
– Terça-feira a sábado – 9h30 às 11h00
– Terça-feira a sexta-feira – 19h00

– Recitação do Terço
Em maio e outubro, meses dedicados a Nossa Senhora, a Igreja da Lapa convida à Oração Mariana, meditando os mistérios da fé às 18h45.

– Via Sacra e Oração de Vésperas
Nas sextas-feiras da Quaresma, às 18h45, viveremos juntos a Paixão do Senhor na meditação da Via Sacra, seguida das Vésperas, num profundo espírito de contemplação.

– Entronização da Cruz pelos Jovens
No início da Quaresma, os jovens serão protagonistas de um gesto simbólico de grande significado: a entronização da Cruz na Quarta-feira de Cinzas, às 19h00, marcando o compromisso de viver este tempo de conversão e esperança.

3. Jubileu dos Enfermos – a Esperança que Cura e a Misericórdia que Renova
O Jubileu dos Enfermos é um tempo de graça, no qual Cristo, o Bom Samaritano, se faz próximo de cada um, oferecendo conforto e esperança. Neste Ano Jubilar, a Igreja da Lapa abre as suas portas para acolher de forma especial todos os que vivem a fragilidade da doença.

06 de abril | 12h00 – Santa Missa com Unção dos Enfermos e bênção especial para cuidadores e profissionais de saúde.

4. Jubileu das Irmandades
De 16 a 18 de maio, a Igreja da Lapa será o ponto de encontro das Irmandades da Cidade do Porto, num tempo de partilha, devoção e fortalecimento dos laços entre estas comunidades de fé que, em conjunto, preparam um programa de celebração jubilar.

– O Som do Jubileu*
A música tem o poder de elevar a alma e transformar corações. A Igreja da Lapa acolherá um Grande Concerto Coral Sinfónico, celebrando a fé, a esperança e a beleza da espiritualidade cristã, e testemunhando a comunhão e a missão que une as Irmandades da cidade do Porto.

– Peregrinação das Irmandades à Igreja da Lapa | 18 de maio – 10h00
As Irmandades, como testemunhas vivas da tradição cristã, farão uma peregrinação jubilar à Igreja da Lapa, reafirmando o seu compromisso com a missão e os valores da Igreja.

– Celebração Eucarística Solene | 18 de maio – 12h00
Eucaristia Solene com a concessão da Bênção Papal e Indulgência Plenária, coroando este momento de graça jubilar.

Reflexões Jubilares *
Momentos de reflexão sobre o significado do Jubileu, a sua história e impacto espiritual, cultural e social, a decorrer em todas as Irmandades ao longo do ano jubilar.
Irmandade da lapa – A Música Sacra e a Espiritualidade do Jubileu

– Roteiro Jubilar pelo Porto
As Irmandades da cidade do Porto abrem as suas portas para um Roteiro Jubilar, proporcionando um percurso de cultura e espiritualidade, com visitas orientadas gratuitas.

17 de maio | 14h30 – Visita à Casa da Irmandade e à Igreja e Cemitério da lapa

5. Recitais de Órgão Jubilar
Recitais de Verão que celebrarão o Jubileu através da grandiosidade do órgão da Igreja da Lapa, promovendo a música sacra como meio de elevação espiritual e enriquecimento cultural.

Junho, Julho e Setembro, às 18h de sábado, quinzenalmente, antes da missa vespertina

6. Reflexão | Oração – Caminhos de Esperança no Jubileu
O Jubileu é um tempo de graça e renovação espiritual, convidando-nos à reflexão sobre a fé, a misericórdia e a esperança. No espírito deste Ano Santo, a Igreja da Lapa promove dois momentos de aprofundamento e partilha, nos quais seremos guiados por ilustres conferencistas.
Junho – Esperança na doença, na morte e no luto
– Dr. Filipe Almeida, consultor da Academia Pontifícia para a Vida

Outubro – O Jubileu e a Esperança
– Bispo D. António Taipa, biblista e bispo auxiliar emérito do Porto

7. Concurso – Olhares do Jubileu – Igreja da Lapa
Promover a reflexão sobre o significado do Jubileu através da arte fotográfica, capturando a espiritualidade, arquitetura e momentos vividos na Igreja da Lapa durante o Ano Santo.
Temas:
• Fé e Devoção – imagens de oração, gestos de fé e participação na vida religiosa.
• A Beleza da Igreja da Lapa – realce da arquitetura, vitrais, altar e outros elementos simbólicos.
• Luz e Esperança – jogo de luzes e sombras que transmitam a mensagem do Jubileu.

* As datas de todos os eventos serão anunciadas mensalmente e poderão ser consultadas aqui no programa do Jubileu ou na Agenda do site.