Back to all Post

Concerto de Sexta-feira Santa

As celebrações de Sexta-Feira Santa na Igreja da Lapa culminaram com a imponente oratória “Paulus Op. 36” de Felix Mendelssohn, apresentada pelo Coro da Sé Catedral do Porto, os solistas Raquel Mendes, Ana Isabel Santos, Fernando Guimarães e Job Tomé e a Orquestra do Atlântico, sob a direção de Tiago Ferreira.
Esta obra cimeira da Música Sacra, inspirada na Paixão segundo São Mateus de J.S.Bach, é uma oratória dramática que retrata a conversão do apóstolo Paulo, conforme o descrito nos Atos dos Apóstolos e noutros textos do antigo e novo testamentos.

A combinação nesta obra de uma grande riqueza musical com uma narrativa bíblica cativante e a interpretação pelas vozes do Coro da Sé Catedral do Porto e dos solistas e pelos instrumentos da Orquestra do Atlântico, dirigidos pela batuta de Tiago Ferreira, proporcionaram uma experiência musical e espiritual profunda e comovente.

A Irmandade da Lapa agradece reconhecidamente aos músicos e cantores e a todos aqueles que encheram a Igreja da lapa, em ambiente de oração e respeito pela crucificação de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Apesar da importância religiosa que este evento obrigatoriamente detém, não podemos deixar de destacar a continuada relevância que a música tem para a Irmandade da Lapa, nesta comunhão com a religião, capaz de proporcionar momentos únicos de celebração e reflexão espiritual.